massambaba

APA da Massambaba

 

A restinga de Massambaba éo evento geológico formador da Lagoa de Araruama. Antes de sua formação, nossa lagoa era uma imensa enseada.

Como toda restinga, apresenta muitos brejos e lagoas, além da lagoa maior – Lagoa de Araruama – servindo como elemento de separação entre a mesma e o mar.

Por sua constituição, a área da Massambaba apresenta uma grande fragilidade ambiental, sendo vítima de ventos constantes, ressacas e alta insolação. Acrescente-se a isto a falta de água potável em quantidade para suprir a vida humana e animal, aliada àdistância das cidades mais próximas para trazer água e sistema de esgotamento sanitário.

A vegetação característica de restinga precisa existir para guardar e proteger o solo pobre para cultivo, mas rico de vida típica das regiões de restinga. Entretanto, nela encontramos atualmente uma grande quantidade de moradores que – atraídos por sua beleza – acabam por se fixar na região.

E épara estes moradores que o IPEDS se propôs a desenvolver o Projeto Conhecer para Preservar. Tendo escolhido a Massambaba, a população precisa participar do processo de preservação dos recursos existentes nesta restinga. Esta éuma contribuição que será recurso para professores nas escolas e gestores ambientais em suas atividades, e principalmente para to- dos aqueles que, assim como o IPEDS, acreditam na preservação aliada ao desenvolvimento sustentável.

 

Baixe o Livro - APA da Massambaba

Baixe o Plano Diretor

Baixe o Mapa